Para se descobrir a existência de Petróleo numa determinada área utiliza-se a Exploração Sísmica, também conhecida como Aquisição Sísmica.

A Aquisição Sísmica permite identificar e quantificar o potencial de um País, em termos de recursos minerais, ajudando no desenvolvimento da Indústria Mineira e na optimização da Energia. No caso especifico da indústria petrolífera, ajuda a manter a longevidade dos campos petrolíferos e consequentemente a possibilidade de continuidade das operações.

Para se realizar a aquisição sísmica, necessita-se de uma fonte de som muito forte, um receptor muito sensível, e um instrumento para medir o tempo de reflexão do som, conforme a imagem abaixo:

Existem dois métodos para aplicação sísmica:

A Somoil SA, em parceria com a Sonangol EP e Sonangol P&P, está a realizar, desde 2015, uma Campanha de Aquisição Sísmica 2D e 3D nas Concessões FS e FST, na perspectiva de obter dados sísmicos mais actualizados, com vista a:

  • Melhorar a imagem estrutural dos campos em produção e em áreas adjacentes;
  • Verificar a possível existência do potencial adicional dentro das áreas de desenvolvimento;
  • Quantificar e actualizar as reservas remanescentes;
  • Procurar ser um contribuinte de referência da produção nacional.

O desenho inicial do Programa Sísmico, 900 Km lineares de Sísmica 2D e 106 Km² de Sísmica 3D, foi concebido de forma a incluir cinco fases distintas de registo, sendo elas as fases 1, 2, 3, 4 e 5 (mapa abaixo).

Por razões de ordem financeira, foi alterada a sequência do programa com a aquisição sísmica em três fases, por acordo entre a Companhia de Geofísica e a Somoil SA (incluímos mapa ilustrativo abaixo).

Foto 1 – 5 Fases de Aquisição                                               Foto 2 – 3 Fases de Aquisição

 

O registo das duas primeiras fases aconteceu em 2015 e 2016 respectivamente, tendo sido negociada a terceira para ser realizada em 2017, segundo o quadro geral seguinte:

Registo Zona Ano
2D Associações FS e FST 2015
3D Cabeça da Cobra 2016
2D Área Norte da FST 2017
3D Quinguila 2017

Finalmente, no prosseguimento das Actividades do Programa de Levantamento Sísmico decorrem as seguintes acções:

  • Em análise a proposta técnica e comercial recebida recentemente para a execução da terceira e última fase do programa;
  • Processamento sísmico 2D/3D em Luanda cujos preparativos tiveram o seu início em Novembro de 2016;
  • Planificação do projecto da Interpretação sísmica, onde se destaca a actividade que envolve o envio do convite aos potenciais prestadores de serviço com vista a apresentarem propostas de trabalho.